É hora de repensar os lobbies dos hotéis?

Compartilhar:
Destaque

Conforme o mundo começa a reabrir após a pandemia da COVID-19, os hoteleiros precisarão usar todas as oportunidades para recuperar o tempo perdido, e o lobby pode muito bem ser a chave. Talvez seja hora de reimaginar seu projeto para atrair os viajantes e fazer com que eles lhe escolham para esta visita há muito esperada a um novo destino. A chamada "viagem de vingança" - compensando o tempo perdido - é uma tendência muito real. Então, como você pode garantir que seu hotel se destaque da multidão?

As primeiras impressões são importantes!

O lobby é o coração do hotel, a primeira coisa que os visitantes encontram. "O lobby não é mais apenas um espaço transacional", diz Sharon Grob, Diretora de Desenvolvimento de Clientes de Hotéis EMEA. "A próxima geração de viajantes não quer uma recepção onde eles apenas fazem o check-in e o check-out e pronto. Eles querem relaxar ali, conhecer pessoas e socializar, usá-la para outros fins". Cada vez mais, os nômades digitais - um outro tipo de trabalhador moderno - diluem as linhas entre trabalho e prazer e são mais propensos a usar o lobby de um hotel como um lugar para trabalhar e relaxar".

Este ponto focal não apenas assegura aos hóspedes que este seja um lugar projetado para eles, mas dá um sentido de ocasião e é um destino por si próprio.  Os hotéis que acertam neste ponto invocam um genuíno senso de lugar e de pertencimento. "Para atrair a próxima geração de viajantes, o lobby deve ser relaxante e acolhedor, mas ao mesmo tempo proporcionar uma experiência. As pessoas precisam saber que podem relaxar aqui, mas isso precisa servir a uma infinidade de propósitos e, quando bem feito, gera fluxos de receita fortes e consistentes para os proprietários e operadores".

Os bons projetistas de hotéis costumam desenhar a partir de onde estão, tomando inspiração local para seu projeto. O uso de materiais e móveis de origem local pode não apenas reduzir a pegada de carbono e incorporar o entorno, mas também mostrar o comércio e as tradições locais, proporcionando esse importante senso de lugar. Itens de origem local e inspiração local podem ter o benefício adicional de tornar mais fácil para seus consultores encontrar exatamente o que seu hotel precisa e, além disso, permite que você retribua às comunidades e economias vizinhas.

O estilo de vida do hotel

O viajante da próxima geração não está procurando um lugar apenas para dormir - ele está procurando um hotel que seja tão parte de suas viagens e explorações quanto do resto de sua viagem.

"Os viajantes mais jovens vêem o hotel como muito mais do que um lugar para dormir. Ele cria parte de sua experiência, e é por isso que o lobby do hotel precisa ser multifuncional", diz Sharon. O design e o espaço devem, portanto, refletir isto com acessórios e móveis que facilitam o relaxamento, o encontro, a socialização, o trabalho e muito mais. Esta versatilidade também ajuda os hotéis a adaptar os espaços para atender às necessidades em constante mudança. A capacidade de reconfigurar e seccionar os espaços para atender a eventos está no topo da lista de desejos de todos os proprietários de hotéis.

O lobby do The Hoxton em Roma inspira-se nos detalhes da arquitetura local (Design por Ennismore Design Studio e Fettle Design, fit-out por Tétris)
O lobby do The Hoxton em Roma é um lugar para a comunidade e os viajantes se reunirem.

A estética também desempenha um papel fundamental para esta demografia. Hoje em dia, o que se qualifica como destino turístico é muito influenciado pelo quão 'Instagramável' está em algum lugar, então um bom design incorporará características que incentivarão os visitantes a tirar uma foto e espalhar a palavra nas mídias sociais. Um lobby bem pensado, terraço, esculturas, restaurantes e bares bem projetados, ou qualquer característica estética única ou peculiar, impulsionará o envolvimento das pessoas e promoverá sua marca gratuitamente.

"As pessoas que visitarem seu hotel podem e serão seus maiores embaixadores de marca". Se você tem uma característica que eles não podem encontrar em outro lugar, ou uma vista fantástica, você já ganhou", reitera Sharon.

O hotel de negócios

As pessoas que fazem check-in em hotéis comerciais normalmente passam a maior parte de seu tempo correndo dos aeroportos para os hotéis e para as reuniões. Elas não têm muito tempo, portanto os hotéis de negócios precisam ser eficientes e bem preparados para qualquer coisa que um profissional que esteja trabalhando possa precisar.

"Os hotéis de negócios devem ser consistentes e confortáveis acima de tudo. O turista de negócios tradicional tem pouco tempo para encontrar seu caminho em torno de um novo sistema. Tudo deve ser pensado, incluindo áreas discretas para a realização de reuniões. Para muitos turistas de negócios, a única coisa em que eles não vão se comprometer é uma boa noite de sono. Se a exuberância das áreas comuns transbordar, isso pode ser difícil!

Os hotéis executivos também precisam certificar-se de que estejam totalmente equipados para qualquer coisa que os hospedes possam precisar, como um simples adaptador de plugue ou portas USB. "Estes profissionais têm muito em que pensar, portanto, se os hotéis de negócios podem aliviar a pressão pensando no que estes viajantes podem precisar no último minuto ou podem ter esquecido, você pode ter certeza de que eles farão a reserva com você novamente".

O Hotel Intercontinental em Varsóvia oferece conforto e praticidade para os viajantes de negócios ( fit-out pela Tétris).

O hotel de luxo

Um senso de grandeza é fundamental quando se pensa em um lobby de hotel de luxo. "Todos os móveis precisam ser de alta qualidade com execução e ajuste imaculados. É aqui que normalmente vemos mármores raros, madeiras exóticas e outros acabamentos de alto custo. Mesmo em orçamentos de hotéis de luxo, o valor é fundamental para o proprietário do hotel e um bom designer garantirá o máximo impacto com estes materiais. As pessoas estão gastando muito dinheiro para estar lá, por isso esperam um serviço de alta qualidade e que o hotel vá além do esperado.

O lobby do St Regis em Roma é conhecido por seus interiores luxuosos e dá aos visitantes uma forte sensação de chegada (Design por Pierre Yves-Rochon, fit-out por Tétris)

Em termos de ajuste, hotéis de luxo oferecem acabamentos e características como em nenhum outro lugar - exclusivos daquele hotel em particular. Mais uma vez, um senso de lugar é fundamental - os viajantes querem ser atingidos com uma experiência sensorial com elementos inspirados localmente para que possam diferenciar se estão em Cannes ou Mumbai", diz Sharon, destacando mais uma vez a importância de acrescentar um toque local, mas a uma especificação de luxo. "Assim que os hóspedes entram no lobby, eles precisam sentir que o hotel pode fornecer absolutamente tudo o que quiserem e dar-lhes uma estadia única e luxuosa".

O hotel de baixo custo

Mesmo com um baixo orçamento, o lobby pode ser um lugar significativo para os viajantes. "Normalmente, os quartos nestes hotéis são pequenos e básicos, por isso o lobby se torna uma área chave para as pessoas conhecerem outros viajantes, sair, relaxar e descobrir seus planos para o dia", diz Sharon. Como resultado, o mobiliário deve ser flexível, tanto com espaços individuais para trabalho e descanso, quanto com áreas mais comuns, como bancos que podem servir como lugares para comer e beber, bem como conectar laptops para navegar casualmente pela internet e planejar o resto de sua viagem.

Estes usuários são tipicamente mais jovens e em uma faixa etária semelhante à daqueles que freqüentam hotéis de estilo de vida, portanto, a incorporação de elementos de design e mobília similares e únicos que têm personalidade pode ir muito longe.  "Os viajantes com baixo orçamento sabem o que estão recebendo, mas você pode sempre adaptar seu hotel para que ele deixe uma impressão duradoura e positiva, e isso começa com o lobby, que é o centro e o coração de qualquer hotel".

Entre em contato conosco hoje para reimaginar seu hotel.
Contate nos