Como posicionar seu espaço como uma marca global

Compartilhar:
Destaque

Como uma marca global, é fundamental que o projeto de seu local de trabalho seja consistente e algo semelhante, independentemente do lugar do mundo em que seus escritórios estejam. No entanto, é também importante que cada espaço individual seja influenciado por sua localização. Ele pode criar um senso local de cultura e identidade, o que significa que enquanto parte de uma marca global, o próprio espaço pode ter um sentimento especial e único, dando às pessoas um senso de lugar. Então, como você pode localizar cada um de seus escritórios?

Prospectivas familiares

"Em uma grande companhia internacional, é importante fomentar o sentimento de pertencer, por isso a infusão de elementos locais baseados na área, cultura e tradições circundantes é uma ótima maneira de fazer isso", diz Emma Luyt, CEO conjunta da JLL África África do Sul e Diretora Geral da Tétris África do Sul. "Você deve abraçar onde você está e o país em que está com seu projeto de escritório".

Independentemente de onde você esteja, acrescentar toques locais pode dar às pessoas um senso de pertencimento e segurança. "Todos os seus escritórios devem parecer semelhantes, mas deve haver uma lembrança local tecida em cada projeto".

Em termos simples, o design deve funcionar para as pessoas que trabalham no escritório, refletindo sua cultura e práticas de trabalho. O design também pode liderar a cultura. Se seu escritório for projetado de forma mais informal, então você criará uma cultura de trabalho mais relaxada.

Colocamos isso em prática ao projetar os escritórios da The Fork em espanhol e italiano. Embora semelhante no conceito de design global, injetamos toques locais para tornar cada escritório único.

"Por exemplo, no escritório espanhol, demos o nome de diferentes tapas pelas quais o país é conhecido, como 'tortilla' e 'Jamón ibérico' às salas. Nós, espanhóis, estamos muito orgulhosos de nossa gastronomia, então ter um cliente culinário foi ótimo, pois sabíamos que podíamos jogar com esta tradição", diz Julio Oloriz, Chefe de Design da Tétris Espanha.

"O escritório italiano fica em Milão, por isso nos inspiramos na forma como as ruas e praças são projetadas". Isto inclui corredores projetados para parecerem ruas milanesas, pátios verdes e uma recepção que poderia ser confundida com uma praça urbana. Assim como no escritório espanhol, nos asseguramos de ter visuais impressionantes de pratos e chefs italianos para reiterar a rica herança da comida e bebida italiana.

The Fork em Milão, Itália
The Fork em Madri, Espanha

“Keep it local” e “upcycle”

Outro benefício de se inspirar na área local é que você pode obter o que precisar dos fornecedores locais e da comunidade. "Isto não só acrescenta uma sensação autêntica, mas faz bem para as pessoas que vivem a perto e ainda reduz sua pegada de carbono", diz Luyt.

"Quando equipamos o espaço de coworking de Barcelona da Wojo, projetado pela Masquespacio para refletir a cultura local, aplicamos o conceito de proximidade e obtivemos muitos dos materiais das áreas próximas para superar os desafios que a pandemia representava", acrescenta Oloriz.

Wojo em Barcelona, Espanha
Espaço de coworking da Mindspace em Varsóvia, Polônia

Além disso, você também poderia reutilizar ou fazer um ciclo de reciclagem de móveis e peças existentes para aumentar a sustentabilidade e reduzir o desperdício. Este foi o caso quando projetamos e equipamos o escritório do Mindspace em Varsóvia, onde renovamos móveis usados anteriormente. Mas nosso projeto de upcycling não parou por aí - também criamos lâmpadas a partir de peças recicladas de máquinas de lavar, mesas feitas de madeira que foi ajustada para ser sucateada, prateleiras feitas de pneus usados, e até mesmo assentos feitos de paletes.

Apoiando a comunidade local e os artistas

Apoiar os artistas locais significa ser capaz de explorar talentos que muitas vezes passam despercebidos. Quando projetamos o escritório da PepsiCo em Joanesburgo, África do Sul, uma grande parte de nosso foco foi a reciclagem e a incorporação de artistas locais. O escritório agora está cheio de arte de origem local. Há até mesmo uma instalação feita de lixo e outros materiais que ocupa um lugar de destaque no escritório, mostrando como o talento local pode ser criativo, garantindo ao mesmo tempo uma redução na quantidade de lixo que vai para aterro sanitário.

Mural 'You're It!' de Vera Schmidt no escritório da PepsiCo em Joanesburgo, África do Sul

A aquisição local também ajuda a manter vivas as indústrias e tradições regionais. Em alguns países, existem certos ofícios que são feitos apenas por um pequeno grupo seleto de pessoas que às vezes lutam à medida que a automatização ganha o lugar. "Embora sejamos uma empresa global, temos especialistas locais em cada país em que operamos, para que saibam onde ir para obter itens autênticos, feitos à mão", continua Luyt. "Ao comprar localmente, estamos trazendo o artesanato local para os escritórios e ajudando as pessoas a entrar em contato com a essência de sua região".

Quando se trata de encontrar inspiração para seus projetos de design e construção, ela está em todos os lugares. A inspiração pode estar na sua porta! Ao acrescentar elementos locais ao seu proejto, você pode criar um ambiente familiar onde as pessoas se sintam bem-vindas e sejam produtivas.

Fale com nossos especialistas locais para ver como incorporar a inspiração local ao seu projeto e ao seu espaço

Contate-nos